| hmin
O brasileiro Sérgio Vieira de Mello, alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos, pode assumir o mais alto posto reservado à ONU na reconstrução do Iraque.
Em 30 anos de carreira nas Nações Unidas, Vieira de Mello é o preferido da Casa Branca para a função. Segundo funcionários do governo americano, ele não está sendo apresentado como um candidato americano e caberá à ONU apontar um nome. No entanto, é clara a preferência do presidente George W. Bush.
Já a preferência do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, seria por Lakhdar Brahimi, ex-ministro de Relações Exteriores da Argélia, chefe das operações da ONU no Afeganistão, mas Brahimi recusou a oferta.
O enviado da ONU deve ganhar um lugar no grupo internacional de consultores que aprovaria os nomes de auditores para o Fundo de Desenvolvimento – para onde vai o dinheiro do petróleo iraquiano. A função não era o que a ONU esperava e foi ligeiramente ampliada em uma reformulação da proposta de resolução dos EUA. O grupo de consultores, porém, não poderia interferir em como o dinheiro será gasto, tarefa reservada aos Estados Unidos e à Grã-Bretanha.
Vieira de Mello coordenou a repatriação de refugiados cambojanos em 1992 e trabalhou como representante do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários na antiga Iugoslávia. Em 1999, foi apontado chefe da reconstrução do Timor Leste, função que deixou em 2002, sob muitos elogios.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.